HISTORIA


Historia da Guarda
como tudo começou

                  Era 1982 haviam 2  candidatos a Prefeito do município de Cotia, de um lado o senhor IVO MARIO ISAAC PIRES, o qual, já havia sido eleito por duas vezes e assim tentava o seu terceiro mandato, de outro lado um jovem e inteligente politico de nome NIVALDO TRAMA. suas ideias eram a frente de nossa época, pois o jovem e promissor politico  buscavam-nas de projetos que já haviam dado certo em outros municípios. ocorreu então embate politico e povo optou pelo antigo prefeito IVO MARIO ISAAC PIRES. em sua administração ele percebeu que um dos projetos que poderia da certo seria a criação da Guarda Municipal, ele viajou até o município de americana e lá conheceu a GAMA "Guarda Municipal Armada de Americana, trouxe o modelo e implantou em nosso município no ano de 1984 quando 35 guardas foram formados, este grupo foi o pioneiro por isso levavam o nome de grupo BANDEIRANTES.     
                 1984 foi marcado pelo desfile das primeiras viaturas da Guarda Civil, os Fiat 147. A primeira Turma tinha 35  Homens  neste mesmo ano formou -se a segunda turma somando 67. Se na foto de 84 as pessoas respeitavam o cordão de isolamento, dez anos depois a cena era ao contrário.

Curiosidades dessa foto: a farda da Polícia Militar, em tons bege e marrom; a lotérica ao lado do bar do Nelson Mathias; o único cinema da cidade, o Cine Virgínia e à esquerda a agência do banco Credireal, onde hoje funciona o HSBC.

no ombro esquerdo e na boina os guardas ostentavam o simbolo de tridente o qual dizia "TRIVO" analogia a TRÊS vezes IVO 



Adicionar legenda Ivo Mario Isaac Pires nasceu no Distrito de Caucaia do Alto em 22 de abril de 1927, filho de Benedito Isaac Pires e Vicentina Pires de Oliveira. Casado com Dna. Sidrônia Nunes Pires, teve 6 filhos: Cláudio, Renato, Maria Irene, Carlos, Mauro e Ivani. Em seu segundo casamento com Terezinha da Conceição Isaac Pires, Ivo teve 2 filhos: Renata e Mara.
Aos 8 anos ficou orfão de pai, passando a trabalhar como conserveiro de estradas municipais e agricultor. Em contato com a comunidade japonesa, Ivo aprendeu o cultivo da batata que o levou anos depois a se tornar um dos maiores produtores da Grande São Paulo.
Começou sua participação política no PTB, com a legenda de Getúlio Vargas exerceu a vice prefeitura de Cotia de 1959 a 1963. No pleito seguinte, elegeu-se prefeito com a legenda do então ministro Franco Montoro do PDC (1964 a 1968). Já em 1973, na ARENA, foi eleito novamente para prefeito (1973/76). Foi eleito para seu terceiro mandato (1983/88), com 8010 votos, pelo PMDB, .
Suas obras como chefe do executivo foram: construção do Paço Municipal, Ginásio de Esportes, Fórum de Cotia, asfaltamento da Estrada de Caucaia do Alto, instalação da sub-prefeitura de Caucaia do Alto, criação da Guarda Municipal de Cotia e a implantação do corpo de bombeiros, entre outras obras.









LEIS
- Lei  -  03/1983  de 23 de Dezembro de 1983
- Decreto - 048/84 Regulamentou
- Lei - 400/91 de 03/04/91 altera denominação para Guarda Civil , Reestrutura e aumenta o efetivo de 120 para 160 homens
Lei - 839/97  25/02/1997  cria o corpo da Guarda Feminina GCF.  Com 30 cargos
Decreto 2948/97 de 04 jun/97   regulamenta a lei 839










Você se lembra em 2002









Comandantes da Guarda Civil de Cotia
Ulisses Pereira Sobrinho  -     84 à 88
Ulisses Pereira Sobrinho   -     88 à 92
Obs. No período de 89 à 90 foi o
José Eduardo Prado                 89- 90
Ulisses Pereira Sobrinho          90 à 92
Armando de Oliverira                93 à 96
Ercules Nardo Vieira                  97 à 2000
José Eduardo Prado                    00 à 02
Cilso Vieira Cardoso                     02 á 08
Arnaldo Machado Meireles          


Departamentos criados na GCM.
D.T.I
Juridico
Banda
Data de criação 31/dez/2009
1ª apresentação oficial: foi dia 2 de abril de 2010 onde o Sr. Prefeito Carlao Camargo entregou a batuta ao Maestro Pereira   Gcm.
Atualmente com 17 integrantes


Capelania
S.A.R  Serviço de Assistência Religiosa



S.A.R
Projeto Educando
Criado em Janeiro/ 2006




Faleceu na tarde deste sábado(14), o secretário de Segurança Pública do município, Dr. Nelson Bruno. Ele estava internado há duas semanas.
Dr. Nelson Bruno tinha 75 anos e morava em Cotia há 18 anos. Ele foi secretário de Segurança no governo do ex-prefeito Quinzinho Pedroso e permaneceu no cargo na atual gestão do prefeito Carlão Camargo.
Ele estava internado na UTI do Igesp em São Paulo, desde o dia 22. Há alguns anos ele descobriu uma doença no sangue, que o obrigava a fazer hemodiálises constantes (a cada 15 dias), para conter a anemia que sofria por falta de plaquetas.
O velório deve acontecer a partir das 22hs desse sábado, na Câmara Municipal de Cotia, e o enterro será no cemitério Jardim das Flores, no km 30 da Rodovia Raposo Tavares, às 11:30hs desse domingo.


Com a promessa de reestruturar e equipar a Guarda Civil de Cotia, o vereador licenciado Almir Rodrigues, ex secretário de Industria e Comércio de Cotia, assumiu, na manhã desta quinta-feira (30), oficialmente, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia.
A posse,  no gabinete do prefeito Carlão Camargo, foi badalada, cheia de autoridades dos 3 poderes  -executivo, legislativo e judiciário, além de representantes da própria Guarda Civil,  das policias Civil e Militar, mostrando, de certo modo,o prestígio do novo secretário.
Almir já estava no comando da pasta desde o final de abril quando o então secretário Nelson Bruno foi hospitalizado e faleceu em 14 de maio, que foi lembrado na solenidade.
Para  combater a violência, todos foram unânimes em defender a união das polícias com a Guarda Civil. “Essa parceria é fundamental para termos resultado melhor e mais segurança”, disse o coronel Cassio, comandante do CPMA-8.  “Graças a essa parceria, nossos indicadores de criminalidade vêm diminuindo. Ainda temos problemas com roubos de veículos mas vamos reduzir isso também”, completou.
“É um momento histórico para a cidade e consolida uma resposta à sociedade. Todos  estamos unidos para que a segurança seja formada pelo tripé polícia civil, polícia militar e guarda civil”, disse o ex prefeito de Cotia Quinzinho Pedroso.
O  vice-prefeito Moisezinho ressaltou que para ser secretário na prefeitura de Cotia, é preciso ter algumas características: conhecimento, saber trabalhar em equipe, boa reputação, capacitação, competência, inteligência e responsabilidade. E que essas faziam parte do perfil de Almir Rodrigues.
 
em 2014
Secretario Major Ricardo Secomand
Subsecretario Auro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário